top of page
Foto do escritorRevista Personalità

Dalva Leite

A mãe da prefeita de Uberaba que nasceu para cuidar da família e ajudar o próximo

Por Daniela Brito

Antônia Dalva Leite é uma mãe ilustre. Ela tem como filha a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo. Um orgulho! Mãe presente, ela faz questão de contribuir com a gestão da filha, enquanto cidadã, levando as demandas que chegam em suas mãos. Antônia Dalva também reconhece as dificuldades impostas pela política. Afinal, ela tem conhecimento dos desafios enfrentados por Elisa frente à Prefeitura de Uberaba. Em contrapartida, Dalva tem plena convicção que a filha, uma mulher inteligente e trabalhadora, faz jus ao cargo de tamanha responsabilidade. Ela também tem certeza absoluta que Elisa Araújo deixará um grande legado para Uberaba. Muito elegante, dona de um coração gigante e de um sorriso sincero, essa mãe exemplar, formada em cabeleireira e estética, tem uma linda trajetória de vida. Com 69 anos de idade, Dalva aprecia as coisas simples do cotidiano, como ficar em casa curtindo a família.



Uberabense de corpo e alma, é casada com o empresário Domingos Sávio e morou por muitos anos em Brasília, onde nasceu os cinco filhos. Além de Elisa, ela é mãe de Anderson, Lidiane, Douglas e João Paulo.

Aliás, a família é seu porto seguro e referência. Para ela, ser mãe é um presente divino e que perdura com o nascimento dos netos.

Antônia Dalva é avó de Lucas, Bernardo Matheus, Arthur, Paco, Bento, Gabriela, Enzo e ainda de Antônia e Bia –os quais considera “netinhos de coração”.

Ela tem a Bíblia como livro de cabeceira e aprecia a ajudar o próximo. Em seu tempo livre, Antônia Dalva se dedica a estar com pessoas que necessitam de apoio.

Para Antônia Dalva, toda mulher tem grande capacidade de superar os desafios impostos pela sociedade, basta querer!

Conheça um pouco da vida deste admirável ser humano!


Para você, o que significa família?

É o nosso porto seguro e referência. É o sinônimo de amor e união. Representa o amor e respeito entre as pessoas que se reconhecem como filhos de Deus.


Quais são seus hobbies?

Eu amo cozinhar para meus amores. Gosto muito também de ajudar o próximo. Sempre que estou com o tempo livre busco dedicar esse tempo para quem precisa de apoio. Fico muito feliz em poder ajudar.


Qual seu lugar preferido?

Minha casa, na qual na maioria das vezes, estou com a minha família.


E seu maior sonho?

Meu sonho sempre foi ver meus filhos e netos felizes e realizados. Quero sempre ver todos eles bem.


O que a vida lhe trouxe de melhor?

A experiência de ser mãe e avó. E de poder conviver e viver ao lado das pessoas que eu amo.


Como é ser mãe da Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo? Como lida com esta situação?

Olha, não é tão fácil como parece. Porque eu quero ajudar na gestão da minha filha. Não como mãe da Prefeita, mas como uma cidadã que quer que essa cidade cresça e se desenvolva cada vez mais. Então, eu me coloco sempre à disposição para poder contribuir e ajudar da melhor forma possível. Inclusive, filtrando e repassando algumas demandas que acabam chegando até mim. Como eu disse, não é fácil. Mas tento ajudar como eu posso.


Qual sua opinião, enquanto mãe, da opção dela para seguir o caminho da política?

Bom, a decisão profissional é dela e sempre será apoiada por mim. Elisa é uma mulher inteligente e trabalhadora. Para uma pessoa como ela, forte e batalhadora, não poderia ela ter se disposto a nada menos que um cargo de grande responsabilidade e muito trabalho. Eu acho que, apesar das dificuldades que existe nesse meio político, ela está sim no caminho certo e tem tudo para fazer com que nossa cidade se desenvolva e cresça cada vez mais.


Qual sua opinião sobre a presença feminina da política?

As mulheres, assim como qualquer pessoa, são capazes de ocupar cargos profissionais de responsabilidade política, desde que estejam dispostas e capacitadas. A presença da mulher no poder público reforça a busca por igualdade e busca de direitos não só para as mulheres mas para todos. A mulher tem uma característica que é, com certeza, a sensibilidade e uma maior capacidade de se colocar no lugar do outro. Por isso, acredito que a política só tem a ganhar com esse olhar feminino de cuidado e respeito com o próximo.


Quais são os maiores obstáculos da mulher na sociedade?

Acredito que a falta da própria mulher acreditar nela mesma e ir em frente. Acreditar que ela é capaz e que pode ocupar o lugar que ela quiser, seja na política, seja na indústria, em casa ou em qualquer outro lugar. Todas somos capazes e temos provado isso não somente com discursos mas com ações firmes e seguras. A mulher pode chegar e pode estar onde ela quiser. Basta querer e ir à luta!


Você gosta de morar em Uberaba? Por que?

Sim. Uberaba é minha terra natal. Vivi aqui até a minha juventude. Em seguida, me mudei para Brasília onde nasceram meus filhos. Mais tarde voltei para essa cidade querida. Cidade do nosso Chico Xavier, do Zebu. Cidade rica cultural e historicamente, e que tem muitas potencialidades e riquezas para serem descobertas e exploradas. Gosto daqui por tudo isso e porque, de quebra, ainda tenho minha família ao meu lado. Um apoiando o outro. Sempre!


O que a cidade ainda precisa avançar?

Com a nova gestão da nossa Prefeita, muitas mudanças já foram iniciadas com o propósito de crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. Existem vários projetos em andamento como, por exemplo, a melhoria e implantação de infraestrutura nos bairros mais distantes do centro, melhorias na mobilidade urbana, reforma dos postos de saúde, construção de escolas, descentralização do atendimento pediátrico, levantamento de vias para o recapeamento e operação tapa-buracos, aumento de equipes de limpeza urbana para combater o mato alto. Então, eu olho com essa perspectiva de que para o que precisa ser melhorado já estão sendo iniciadas ações para atender a essas demandas mais emergenciais. E também a atração e instalação de empresas para a geração de mais empregos. O trabalho não é fácil, mas o importante é começar.


Quais são suas perspectivas de futuro?

Ver essa cidade cada vez mais linda, desenvolvida e bem cuidada. E, daqui alguns anos, olhar para trás e ver que a minha filha trabalhou muito por essa cidade deixando um excelente legado, através de uma gestão pautada pela ética, transparência por ter se esforçado diariamente para que todos nós tivéssemos melhores condições de vida nessa cidade.

Comments


bottom of page