top of page
Foto do escritorRevista Personalità

Gastronomia

MELHORES CORTES PARA CHURRASCO Guilherme A. Mello


Apaixonado por churrasco criou a página@ManualDaBrasa em 2018. No mesmo ano lançou o seu primeiro eBook, que logo fez sucesso e foi vendido em todo o Brasil.

O churrasco brasileiro está mudando e as carnes consumidas é um dos fatores principais dessa evolução. A cada dia é mais comum vermos cortes considerados como nobres na churrasqueira do brasileiro. Mas também não podemos esquecer das carnes clássicas e mais econômicas que sempre fizeram sucesso no nosso churrasco.


Picanha

Considerada a “rainha do churrasco”, a picanha é um dos cortes preferidos dos brasileiros, justamente por ser suculenta, macia e possuir um sabor único. Existem diversas formas de assar uma boa picanha. As mais famosas são: em medalhões no espeto (muito comum em churrascarias), em bifes na grelha, selada inteira e em bifes de tiras.


Fraldinha

A fraldinha é uma carne de corte pequeno e extremamente suculenta. Suas fibras são longas, deixando a carne muito macia e com um sabor suave. Ela pode ser preparada no espeto ou diretamente na grelha.


Short Ribs

Retirado da parte dianteira da costela do boi, juntamente com parte do miolo do acém, o Short Ribs vem surpreendendo a todos pela seu notável sabor e suculência. Ele é ideal para o preparo em grelha com fogo bem forte.


Maminha

Ponta de Alcatra ou Maminha, é a parte mais macia da alcatra, pois tem maior teor de gordura. Uma peça de maminha pode pesar até quase 2kg, tem um formato triangular e, se cortada contra as fibras, tem seu sabor mais acentuado e maior maciez. A melhor forma de assar a maminha é selando a peça inteira para depois cortar em bifes e voltar para a grelha.


Bife Ancho

Conhecido também como entrecote, filé de costela e noix, o Ancho é retirado da parte dianteira do contrafilé. De origem argentina vem a cada dia mais conquistando a todos os brasileiros que amam uma boa carne. É um corte nobre, cujo nome vem de origem espanhola, em que ancho significa largo, já indicando a forma correta de se consumir essa carne: em bifes com no mínimo dois dedos de altura.


Bife de Chorizo

Retirado da parte traseira do contrafilé, o bife de chorizo é um corte para churrasco muito apreciado por nossos vizinhos em toda América do Sul. Possui uma camada de gordura característica que cobre todo o corte e deve ser grelhado na churrasqueira em bifes altos, de no mínimo dois dedos de espessura.


T-Bone

O Filé T-Bone, também conhecido como bisteca ou chuleta, tem esse nome por possuir um osso em forma de T que separa a parte final do contrafilé de um lado do osso e a parte central do filé mignon do outro. É uma carne muito saborosa, macia e entremeada de gordura.


Assado de Tira

O Assado de Tira é extraído da parte mais nobre da costela. A quantidade de gordura entremeada na carne garante um bom marmoreio, já as cartilagens ósseas agregam sabor e aroma bem particulares.


Prime Rib

Prime Rib é um corte feito na transversal, a favor das vértebras do boi. Na prática, é extraída da caixa torácica superior da costela do animal, incluindo o filé de costela no seu miolo - uma carne de alta qualidade e bem marmorizada. Reúne em um só corte o marmoreio da gordura entremeada nas fibras e o sabor especial que o osso empresta à carne.


Tomahawk

Este é um dos cortes mais fáceis de serem identificados, pois apresenta um grande osso da costela. O Tomahawk é o mesmo corte do Prime Rib, porém com um osso maior (chegando a 30 cm).


Costela

A gordura é o que deixa este corte extremamente saboroso, por isso a costela é uma das carnes preferidas dos brasileiros. Por conta das suas fibras, ela exige cuidado e tempo na hora do preparo. A costela pode ser assada na grelha, no bafo, no espeto e no fogo de chão.



Yorumlar


bottom of page