top of page
Foto do escritorRevista Personalità

Renascimento pós-cirurgia bariátrica: o caminho para uma nova vida

É um procedimento que oferece a muitos pacientes a única oportunidade de recuperar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida


Em um mundo onde a obesidade está se tornando uma preocupação de saúde pública cada vez maior, a cirurgia bariátrica emergiu como um farol de esperança para muitos que lutam com o excesso de peso. A transformação radical que essa cirurgia pode proporcionar vai muito além de questões estéticas, visto que tem se tornado a solução para muitos problemas de saúde.

Com 12 anos de experiência, o especialista em Cirurgia Bariátrica e Digestiva, Gustavo Spadotto, tem se destacado como uma referência na área em Uberaba, proporcionando uma nova chance de vida para seus pacientes. ‘‘Minha abordagem à cirurgia bariátrica é holística e vai muito além de promover apenas a perda peso, mas de ajudar meus pacientes a conquistar uma vida mais saudável e feliz’’, frisa.

A obesidade é uma condição complexa que pode desencadear uma série de problemas graves, incluindo diabetes, hipertensão, apneia do sono, doenças cardiovasculares e muito mais. E nos casos em que outras opções de emagrecimento não funcionam, a cirurgia bariátrica entra como um procedimento que oferece a muitos pacientes a única oportunidade de recuperar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.


Segundo Gustavo Spadotto, a transformação que seus pacientes experimentam após a cirurgia é impressionante. ‘‘A cirurgia bariátrica é uma ferramenta poderosa para ajudar os pacientes a perder peso significativamente e, o mais importante, para manter essa perda a longo prazo com muito mais saúde e alegria de viver’’, destaca.

Vários estudos científicos robustos demonstraram os benefícios dessa intervenção cirúrgica. ‘‘Pacientes que sofrem de Diabetes Tipo 2, por exemplo, frequentemente experimentam a remissão da doença após a cirurgia bariátrica devido à melhora na sensibilidade à insulina. Além disso, o procedimento reduz significativamente o risco de câncer e doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, doença coronariana e acidentes vasculares cerebrais’’, esclarece Spadotto.

A Diabetes Tipo 2 é hoje uma das condições de saúde mais associadas à obesidade. Estudos científicos demonstraram que a cirurgia bariátrica frequentemente leva à remissão completa ou substancial da diabetes tipo 2. ‘‘Isso ocorre devido à rápida perda de peso e à melhora na sensibilidade à insulina. E essa remissão pode permitir que os pacientes reduzam ou até mesmo eliminem a necessidade de medicamentos para controlar a diabetes. Isso significa uma importante melhora na qualidade de vida’’, conta o especialista.

Para o médico Gustavo Spadotto, a obesidade também está associada a um maior risco de câncer, incluindo câncer de mama, cólon, útero, esôfago e rim. ‘‘Além de reduzir o risco de câncer, a cirurgia bariátrica melhora as taxas de sobrevivência em pacientes com câncer existente. A perda de peso significativa e as mudanças no metabolismo têm um papel vital na diminuição do risco de desenvolver essas doenças’’, completa. Atualmente, o procedimento é capaz de proporcionar uma nova chance de vida para quem luta com a obesidade e as condições de saúde associadas. E o mais importante, ainda é buscar um especialista para ter um acompanhamento completo e um procedimento seguro.

Comments


bottom of page