por Renato Leite
A 56ª edição do São Paulo Fashion Week apresentou diversas tendências para o verão de 2024. O evento, que sempre teve destaque como o principal movimento de moda do Brasil, carrega a importância de manifestar ao mundo a linguagem brasileira como país miscigenado, multicultural e criativo. Trinta e oito marcas nacionais apresentaram suas novas coleções entre o Komplexo Tempo, na Mooca, o Shopping Iguatemi, e algumas locações externas, levando celebridades como Klebber Toledo, Sergio Marone, Kadu Dantas, Marcos Pitombo, Thiago Mansur, entre outros. Como influenciador de moda masculina, estive presente em alguns desfiles e pude conferir de perto o resultado primoroso da arte, inovação e reflexão promovida. Alguns destaques você confere a seguir.
Inspiração cultural com um viés religioso
O consagrado estilista, João Pimenta, conhecido pelas suas inspirações artesanais, criou uma coleção que representa o Brasil por meio do pluralismo religioso. A mistura de fios dourados, bordados, rendas e laços, funciona como uma verdadeira fusão religiosa, abordada de maneira sofisticada e trazendo referências do cristianismo e do candomblé.
Bolsas para ELES!
Nas últimas temporadas o acessório tem adentrado cada vez mais os looks masculinos e agora chegou para valer. Além de útil, o item eleva qualquer produção, e há modelos para todas as propostas: esportivas, despojadas, irreverentes, ousadas, casuais ou livres. Falando em ousadia, o destaque no SPFW foi da marca baiana Dendezeiro, que levou para o desfile bolsas inspiradas em itens populares do país, como filtro de barro, jogo de dominó e muito mais.
Mais quente e mais curto
Já que a temperatura está subindo, nada mais justo que os shorts encurtarem para nos privilegiar. Para não passar calor e ainda manter o estilo, apostar nos shortinhos é ótimo. DePedro e Bold Strap apresentaram boas versões na passarela com materiais como jeans, crochê e linho. Não curtiu? Não tem problema, os shorts (estilo de bermuda mais comprida) também estão em alta e devem aparecer mais vezes ano que vem. Vale lembrar que o mais importante é manter seu estilo e conforto em primeiro lugar!
O Jeans como você nunca viu
A peça que revolucionou o mundo da moda (e que não sai do guarda-roupa dos brasileiros) é novamente reinventada e ganhou um desfile em homenagem aos seus 150 anos de história. E para quem pensou no uso apenas casual de calças e camisas, se enganou. Diferentes lavagens, cortes e espessuras das peças podem ser usadas em composições de macacões, jaquetas, shortinhos, saias e acessórios, como se viu nos desfiles da The Paradise, Bold Strap, Dendezeiro, Martins entre outros.
Alfaiataria desconstruída?
Após o Linho retomar o seu auge, a alfaiataria também é exaltada no próximo verão brasileiro e aparece no SPFW N56 com proposta leve, desconstruída e descomplicada. Calças amplas, shorts e camisas com diferentes cortes apresentam novas abordagens. Os tons neutros, pastéis e terrosos - muito atribuídos ao inverno - combinados a estampas e contornos sofisticados, atingem o objetivo que reafirma o clássico, para homens modernos e elegantes, como mostraram as marcas Handred e Rafael Caetano.
CHEGA DE TECIDO LISO!
Desta vez, uma série de marcas como Handred, João Pimenta, Apartamento 03 e David Lee enalteceram peças com diferentes texturas. Tecidos felpudos, crochê, tapeçaria, bordados, perfurados, transparências e aplicações transformaram peças simples em ousadas e refinadas, trazendo muita brasilidade inspirada no artesanal - a cara do calor tupiniquim, não é mesmo?
Em 2024 respire brasilidade e inspire-se na origilidade! Quer acompanhar mais dicas? Me siga no Instagram @renatoleite_
Comments